O exame de eletrocardiograma deu bloqueio de ramo. O que significa?

Você abriu o resultado do exame de eletrocardiograma e lá estava escrito no resultado: bloqueio do ramo direito. E agora, Dr?

O bloqueio do ramo direito encontrado nos resultados do eletrocardiograma é um tipo de alteração elétrica no coração. Apesar do termo “bloqueio” soar alarmante, mas no contexto de um bloqueio do ramo direito, muitas vezes indica uma condição benigna que não necessariamente significa uma doença.

Com a função elétrica normal do coração, a eletricidade deve se distribuir igualmente para os lados direito e esquerdo do coração. No caso de um bloqueio do ramo direito, o sinal elétrico viaja primeiro para o lado esquerdo e depois para o lado direito do coração, causando um leve atraso, mas ainda permitindo que o coração bata. Embora a maioria dos casos de bloqueio do ramo direito seja benigna e não indicativa de doença, uma pequena porcentagem dos casos pode estar associada à doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que afeta a atividade elétrica do coração.

Neste vídeo, explico com mais detalhes este assunto, vale a pena assistir:

 

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais