Quais são as 3 doenças mais comuns do coração?

Eu considero que, se até o final desse texto, você entender o porquê é tão importante a mudança de hábitos para viver mais e com qualidade de vida, eu já terei cumprido a minha missão de cuidar do seu coração.

As doenças cardiovasculares, que afetam o coração e a circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 mortes por dia (isso mesmo: por dia! E no Brasil!), cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos). A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final do ano de 2024, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças cardiovasculares. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas.

Neste texto, vou mostrar quais são as 3 principais doenças do coração, seu principais sintomas e tratamentos. Acompanhe até o final.

1.Doença Arterial Coronariana (DAC)

A DAC é a forma mais comum de doença cardíaca e ocorre quando as artérias que fornecem sangue ao coração tornam-se endurecidas e estreitas devido ao acúmulo de placas, limitando o fluxo de sangue rico em oxigênio para o coração.

Principais sintomas:

  • Dor no peito ou desconforto (angina)
  • Sensação de pressão ou peso no peito
  • Falta de ar
  • Fadiga inexplicada

Tratamento:

O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, medicamentos para melhorar o fluxo sanguíneo ou procedimentos mais invasivos como angioplastia, dependendo da severidade da doença.

2. Insuficiência Cardíaca

A insuficiência cardíaca não significa que o coração parou de funcionar, mas sim que está funcionando com eficiência reduzida. Ela pode se desenvolver após outras condições cardíacas terem danificado ou enfraquecido o coração, impedindo-o de bombear sangue adequadamente.

Principais sintomas:

  • Falta de ar durante atividades ou ao deitar-se
  • Inchaço nos pés, tornozelos, pernas ou abdômen
  • Fadiga persistente
  • Tosse ou chiado com muco branco ou rosado

Tratamento:

Tratamentos incluem diuréticos e medicações que “cicatrizam” o coração , mudanças no estilo de vida, e em casos mais graves, dispositivos de assistência ventricular ou transplante de coração.

3. Arritmias Cardíacas

Arritmias são alterações no ritmo cardíaco, que podem ser muito rápidas, muito lentas ou irregulares.

Principais sintomas:

  • Palpitações cardíacas
  • Tontura
  • Desmaio
  • Confusão

Tratamento:

O tratamento depende do tipo de arritmia e pode incluir medicamentos, mudanças no estilo de vida, procedimentos como a ablação por cateter ou a implantação de um marcapasso.

Remédio para o coração

Percebeu que em todos os tratamentos têm em comum as mudanças no estilo de vida? Então, já sabe, não adie mais o seu cuidado com o tripé: alimentação saudável, prática regular de atividade física e controle do estresse. Conte comigo para o seu cuidado do coração.

Para agendar sua consulta, clique aqui

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais