A obesidade é um problema de saúde que merece uma atenção especial. Doenças como hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes tipo 2, e doença arterial coronariana estão relacionadas ao excesso de peso e à obesidade. Além disso, a obesidade causa mudanças no metabolismo do corpo, como resistência à insulina, aumento dos níveis de gordura no sangue e pressão alta, que por sua vez aumentam o risco de problemas cardíacos.
Coração da pessoa obesa
O coração das pessoas obesas enfrenta uma série de dificuldades devido ao excesso de peso. A gordura ao redor do coração, considerada prejudicial, aumenta o risco de bloqueios nas artérias, enquanto os altos níveis de açúcar no sangue podem endurecer o músculo cardíaco, prejudicando seu funcionamento adequado. A insuficiência cardíaca é comum e é uma das principais causas de morte em pessoas com obesidade severa (IMC igual ou superior a 40Kg/m2).
A perda de peso melhora tanto a capacidade de bombeamento do coração quanto o relaxamento do músculo cardíaco.
O tratamento da obesidade é personalizado para cada paciente e pode envolver mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos em alguns casos e, em outros, a recomendação de cirurgia bariátrica. Seja qual for o tratamento, é necessário acompanhamento de uma equipe multidisciplinar especializada e que acolha o paciente, muito além de apenas uma doença.
Conte comigo, seu cardiologista aliado na saúde do coração. Agende uma avaliação.