Exame com alteração da Repolarização Ventricular – e agora?

A alteração da repolarização ventricular é um achado comum no eletrocardiograma e que assusta muitos pacientes.

Imagina você fazer um “check-up do coração”, para garantir que tudo está indo certo com sua saúde e encontra este resultado no seu exame de ECG? É de assustar, concorda?

Não! De jeito nenhum! Esta alteração é absolutamente inespecífica: não quer dizer nada!

Digo isso porque este resultado pode ser encontrado tanto em pessoas normais (ou seja: aquelas que não sentem nada e não receberão nenhum diagnóstico no final das contas) como também podem estar presentes em indivíduos portadores de doenças cardíacas.

Trocando em miúdos:

  • Se o ECG lhe foi solicitado para investigar alguma queixa, não vai ser esta alteração que vai diagnosticar o seu problema;
  • Se o ECG apresentou esta alteração num exame de check-up e você não sente nada: não é ele que vai mudar o rumo da sua vida;
  • Esta alteração é a prova que um exame, sem um contexto clínico, não tem muito valor.

Quer saber mais sobre este assunto ? Se liga no vídeo que elaborei pra você – clique aqui.

ELETROCARDIOGRAMA: ALTERAÇÃO DA REPOLARIZAÇÃO VENTRICULAR – YouTube

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais