Identifique os riscos de elevação da pressão arterial (pré-eclâmpsia) durante a gestação com o Doppler de Artérias Uterinas. Texto por: Dr. Fábio Lordelo e Dra. Renata Dantas.
A pré-eclâmpsia é uma condição perigosa na gravidez, caracterizada pela elevação da pressão arterial e presença de proteína na urina, geralmente se manifestando na segunda metade da gestação.
No mundo, 10–15% das mortes maternas estão diretamente associadas à Pré-eclâmpsia ou à eclâmpsia.Além disso, há um risco significativo de morbi-mortalidade para o feto e o recém-nascido, com maior incidência de crescimento intrauterino restrito e parto pré-termo.
A Pré-eclâmpsia pode causar complicações graves como insuficiência renal, hemorragia cerebral e até a morte. A condição não afeta apenas a mãe, mas também o bebê, aumentando o risco de parto prematuro e restrição do crescimento intrauterino.
Como o Doppler de Artérias Uterinas ajuda?
O ultrassom Doppler é como um radar que avalia o fluxo sanguíneo nas artérias uterinas. Ele identifica problemas no fornecimento de sangue para o útero e a placenta, ajudando a prever complicações como a pré-eclâmpsia.
Como é feito o exame?
O Doppler de artérias uterinas é realizado com um aparelho de ultrassom em que o médico posiciona o transdutor no abdômen da gestante e avalia o fluxo sanguíneo nas artérias uterinas.
É um procedimento seguro, rápido e não invasivo.
Ao analisar o fluxo sanguíneo, o Doppler pode mostrar se há restrições ou alterações.
Caso o fluxo esteja comprometido, a função da placenta pode estar prejudicada, elevando o risco de pré-eclâmpsia e outras complicações.
Indicação
O exame é indicado para TODAS AS GESTANTES. O rastreamento começa no mesmo momento da ultrassonografia morfológica do 1º trimestre (entre 11 e 14 semanas de gestação). Ele permite um acompanhamento mais rigoroso e intervenções precoces.
Com a identificação precoce de riscos, o médico pode adotar medidas para melhorar a saúde da mãe e do bebê, garantindo uma gestação mais segura e reduzindo a mortalidade materna e perinatal.