Você ou alguém próximo tem sopro no coração? É sempre um diagnóstico que deixa a pessoa preocupada, mas antes de tudo, é preciso entender que o sopro no coração não é uma doença, é uma condição e o tratamento vai depender do tipo e das particularidades do caso do paciente.
Sopro no coração: o que significa?
O sopro no coração é caracterizado por uma alteração no fluxo sanguíneo e o sopro provoca um ruído quando o som do coração é auscultado pelo médico. O sopro é dividido em duas categorias: o funcional ou inocente, e o patológico.
SOPRO INOCENTE
Mais comum entre crianças e adolescentes, o que se deve às características do funcionamento cardiovascular dos indivíduos nessa faixa etária, que tem a parede do tórax mais fina, uma frequência cardíaca mais alta, e a angulação entre as artérias com formato diferente. Não tem sintomas e acaba desaparecendo conforme a pessoa vai se desenvolvendo fisicamente.
SOPRO PATOLÓGICO
A condição surge devido a alterações na estrutura cardíaca. É diagnosticado com mais frequência no público adulto com histórico de doenças que provocam lesões nas válvulas, como a febre reumática. O problema também pode ser congênito, ou seja, quando a pessoa já nasce com sopro.
CONFIRA NESTE VÍDEO, TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER MAIS SOBRE SOPRO NO CORAÇÃO