Sopro no coração é perigoso?

Caracterizado por uma alteração no fluxo sanguíneo, o sopro provoca um ruído quando o som do coração é auscultado pelo médico, através do estetoscópio.

Em geral, o coração bate no ritmo “tum ta tum ta” e o sangue passa por um tubo ou por uma válvula seguindo o fluxo normal, nesses casos, não haverá nenhum ruído entre as batidas. Porém, se a válvula não estiver abrindo ou fechando da forma correta, na hora que o sangue passar, haverá um turbilhonamento que provoca o fenômeno acústico do sopro.

O sopro no coração pode estar presente em todas as pessoas, desde crianças a idosos. É sempre um diagnóstico que deixa a pessoa preocupada, mas antes de tudo, é preciso entender que o sopro no coração não é uma doença, é uma condição e o tratamento vai depender do tipo e das particularidades do caso do paciente.

E como que diferencia se o sopro é benigno ou maligno? Explico em detalhes no vídeo abaixo.

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais