Se você trabalha mais de 8h sentado (a), esse texto é para você.

Se você trabalha sentado em frente ao computador, cuidado! Um estudo mostrou que passar de seis a oito horas sentado por dia aumenta de 12 a 13% o risco de morte precoce e doenças cardíacas. Quem fica sentado mais de oito horas por dia aumenta esse risco para preocupantes 20%.

Mas, Dr Fábio, eu trabalho assim, não tenho o que fazer. TEM SIM!

– Se você precisar ficar esse tempo todo sentado, fazer mais exercícios em outros horários do dia compensará esse risco.
– Dedique 1h por dia a fazer exercício físico (ou siga a recomendação da OMS para sua faixa etária – veja em minhas postagens anteriores!)
– Troque o elevador pela escada.
– Estacione um pouco mais longe da entrada para aumentar os passos.
– Levante a cada 1h para beber uma água.
– Chegou em casa, que tal passear com o cachorro?

Olha quantos movimentos você pode intercalar no seu dia, tá vendo?

ESTUDO

Essa pesquisa foi feita com mais de 100 mil pessoas de 21 países e foi publicada no periódico Jama Cardiology. O estudo descobriu que uma combinação de tempo sentado com inatividade física foi responsável por 8,8% de todas as mortes, o que está próximo da contribuição do tabagismo (10,6%). É um problema global que tem uma solução notavelmente simples. Agendar um horário para sair dessa cadeira é um ótimo começo.

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais