A Sociedade Brasileira de Cardiologia listou algumas das doenças cardiovasculares mais comuns da especialidade:
- Hipertensão: a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a uma doença crônica prevalente e tem forte relação com a ocorrência de doença cardiovascular, e é a principal causa de morte no Brasil e no mundo. No país, morrem cerca 350 mil pessoas em consequência de doenças cardiovasculares e a maioria tem como uma das causas a HAS, que é responsável por 80% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e também se mostra um agravante em quadros de infarte, aneurisma arterial e até insuficiência renal.
- Doença Aterosclerótica: causa de grande parte dos acidentes cardiovasculares, a aterosclerose caracteriza-se pela presença de placas de colesterol no interior de uma artéria.
- Infarto: também chamado de infarto agudo do miocárdio, o infarto é um ataque cardíaco em que o coração tem seu fluxo sanguíneo bloqueado de alguma forma (por uma placa de gordura ou um coágulo, por exemplo), fazendo com que ele não funcione por um determinado período de tempo, o que pode ocasionar em morte de parte do tecido do coração ou um dano irreversível a ele.
- Arritmia: alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração, fazendo com que sejam mais lentas ou mais rápidas do que o normal.
- Insuficiência Cardíaca: síndrome clínica caracterizada pela incapacidade do coração de atuar adequadamente como bomba, comprometendo o funcionamento do organismo.
- Endocardite: doença provocada pelo acometimento (geralmente infeccioso) do endocárdio, membrana que reveste a parede interna do coração e as válvulas cardíacas.
- Miocardite: inflamação do músculo do coração, proveniente, em geral, de um quadro viral, que pode levar a insuficiência cardíaca e arritmias.
- Prolapso da válvula mitral: doença que leva a uma deformidade dos tecidos presentes na válvula mitral, o que pode – em alguns casos – levar a arritmias e insuficiência cardíaca.