Uma meta-análise conduzida pela Sociedade Europeia de Cardiologia e publicada na Revista Europeia de Cardiologia Preventiva analisou dados de quase 227.000 pessoas provenientes de 17 estudos realizados na Austrália, Japão, Noruega, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
O estudo revelou que quanto mais exercícios você fizer, menor será seu risco de morte. Cada aumento de 1.000 passos por dia está associado a uma redução de 15% no risco de morte por qualquer causa, e cada aumento de 500 passos por dia está associado a uma redução de 7% nas mortes por doenças cardiovasculares.
Caminhar um mínimo de 4.000 passos por dia reduz significativamente o risco de morte prematura, enquanto dar 2.337 passos por dia reduz o risco de morte especificamente por doenças cardiovasculares.
Segundo o autor principal do estudo, Dr. Maciej Banach, vice-editor-chefe da Sociedade Europeia de Cardiologia, “Quanto mais passos você der, melhores serão os efeitos sobre sua saúde, e cada aumento entre 500-1.000 passos por dia pode estar associado a reduções significativas de mortalidade.”
Vale destacar que menos de 5.000 passos diários ainda classificam as pessoas como tendo um estilo de vida sedentário, de acordo com a pesquisa.