O nosso corpo está conectado, cada parte tem a sua função para fazer a máquina humana funcionar perfeitamente bem. Você conhece a relação entre a tireoide e o coração?
A tireoide, essa pequena glândula em forma de borboleta, que fica localizada na base do pescoço, tem a enorme responsabilidade de produzir o hormônio tetraiodotironina (T4), importante para o funcionamento do coração.
O descontrole da tireoide pode causar baixa frequência cardíaca, quando se trata do hipotiroidismo, e arritmia ou insuficiência cardíaca, quando hipertireoidismo.
- No hipotiroidismo, que é a falta do hormônio tiroidiano, é mais comum de ser diagnosticado. Nesse caso, acontece a diminuição da frequência cardíaca e, consequentemente, a performance para esforços físicos é reduzida.
- No hipertireoidismo a função cardíaca fica acelerada, causando sensação de palpitação e, caso persista por muito tempo, pode gerar as disfunções cardíacas. A musculatura do coração se torna mais espessa e, em casos mais graves, ocasiona a insuficiência cardíaca.
Por isso, é tão importante realizar os exames de rotina e manter a consulta regular com cardiologista e endocrinologista, sempre relatando qualquer sintoma.
Para agendar sua consulta, clique aqui