Qual a relação entre a TIREOIDE e o CORAÇÃO?

 

O nosso corpo está conectado, cada parte tem a sua função para fazer a máquina humana funcionar perfeitamente bem. Você conhece a relação entre a tireoide e o coração?

A tireoide, essa pequena glândula em forma de borboleta, que fica localizada na base do pescoço, tem a enorme responsabilidade de produzir o hormônio tetraiodotironina (T4), importante para o funcionamento do coração.

O descontrole da tireoide pode causar baixa frequência cardíaca, quando se trata do hipotiroidismo, e arritmia ou insuficiência cardíaca, quando hipertireoidismo.

  • No hipotiroidismo, que é a falta do hormônio tiroidiano, é mais comum de ser diagnosticado. Nesse caso, acontece a diminuição da frequência cardíaca e, consequentemente, a performance para esforços físicos é reduzida.
  • No hipertireoidismo a função cardíaca fica acelerada, causando sensação de palpitação e, caso persista por muito tempo, pode gerar as disfunções cardíacas. A musculatura do coração se torna mais espessa e, em casos mais graves, ocasiona a insuficiência cardíaca.

Por isso, é tão importante realizar os exames de rotina e manter a consulta regular com cardiologista e endocrinologista, sempre relatando qualquer sintoma.

Para agendar sua consulta, clique aqui

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais