Tomar sol ou suplementar? Qual a melhor forma de aumentar o consumo de vitamina D? Hoje, eu vou te responder essa dúvida. Leia até o final.
Que a vitamina D faz bem para a saúde, provavelmente você já sabe. Ela ajuda na absorção de cálcio, fortalece os ossos e até reduz o risco de doenças do coração. O que você não sabe é que o excesso dela também pode fazer mal – podendo aumentar o risco de infarto e AVC.
O que fazer então? Bem, a primeira coisa e a mais importante: não tome suplemento para aumentar sua vitamina D sem consultar o seu médico de confiança.
A exposição ao sol é, sem dúvida, a forma mais natural e eficiente de obter vitamina D. Basta entre 10 a 30 minutos de exposição direta ao sol, duas a três vezes por semana, para que o corpo produza uma quantidade significativa desta vitamina.
Contudo, com o aumento de preocupações com os riscos do sol, a complementação se torna uma alternativa viável e segura, desde que seja realizado um exame de sangue para avaliar os seus níveis de vitamina D e determinar a dosagem ideal para o seu caso (nem todo mundo precisa estar na “faixa da normalidade”).
Lembre-se: a chave para uma boa saúde é o equilíbrio.