Médico especialista é aquele cuja especialidade é registrada e reconhecida pelo conselho de medicina. Vamos entender melhor?
Recentemente, fui vítima de um golpista nas redes sociais que se dizia especialista, usava minha foto e vendia um produto prometendo resultados falsos. Recebi de familiares, amigos e pacientes um vídeo alertando sobre o golpe. No entanto, assim como eu fui avisado, poderia não ter sido. Por isso, é fundamental que verifiquem o CRM e RQE do profissional antes de agendar uma consulta ou comprar um tratamento/medicamento.
O primeiro passo para garantir um atendimento médico de qualidade é entender o que é o título de especialidade e porque essa certificação garante que o médico está qualificado para oferecer um atendimento especializado, seguro e eficaz aos pacientes.
Neste artigo, eu e Dra. Aline Guimarães (CRM 14073 | RQE 6118) vamos te explicar cada passo para garantir um tratamento de saúde seguro.
Dra. Aline é
- médica geriatra;
- Gestora de Projetos LSS Master Black Belt;
- Ex. Consa. do CREMEB – 2018/2023;
- Membro SBGG e Consa. do CEPI.
O que diz o CREMEB
O Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) é o documento que atesta junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) a sua formação em determinada especialidade médica.
Para conseguir o registro de qualificação de especialidade (RQE), o médico precisa ter cursado residência médica reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) ou ter sido aprovado na prova de Título de Especialista da Sociedade Brasileira de sua especialidade. Esses documentos qualificam o médico a registrar sua especialidade no Conselho Federal de Medicina e assim anunciar-se especialista.
Ele é obrigatório para todos os médicos que possuem certificado de conclusão de Residência Médica – devidamente registrado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) – e/ou Título de Especialista emitido e registrado pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Conforme o Artigo 117 do Código de Ética Médica, um médico sem Registro de Qualificação de Especialista (RQE) não pode se apresentar como especialista, seja em publicidade comercial ou em documentos como atestados, carimbos e receituários.
Portanto, se você encontrar nas redes sociais um médico se apresentando como cardiologista sem possuir o RQE, saiba que você está sendo enganado.
“E como eu posso pesquisar o RQE do médico?”
No portal do CREMEB, através da ferramenta gratuita de busca de médicos. No mesmo lugar onde você confere o CRM, você tem acesso ao RQE:
“Quais os riscos à minha saúde?”
Consultar um cardiologista, por exemplo, que não possui o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) pode acarretar em:
- Diagnósticos inadequados, levando a tratamentos ineficientes e errôneos e até mesmo atraso no tratamento agravando a sua condição
- Procedimentos inseguros que podem causar agravamento da condição, problemas secundários ou até mesmo consequências mais sérias
- Falta de atualização profissional, melhores práticas e avanços na área
- Questões éticas e legais, caso ocorra algum problema durante o tratamento
Portanto, sempre verifique o CRM e o RQE do especialista, especialmente daqueles que fazem propaganda vendendo medicamentos e receitas milagrosas para sua doença.
Lembre-se: cada paciente deve ser avaliado individualmente para um tratamento adequado e eficaz.