Você sabia que a panturrilha funciona como o seu segundo coração?

Você já sabe que o coração tem a função de bombear sangue para todo o corpo. Mas o que você, talvez, não saiba é que ele tem um parceiro muito importante nessa função: a panturrilha.

Engraçado, né?! Imaginar que estão localizados em pontos tão distintos do corpo e têm funções tão parecidas. Pois, assim como o coração, a nossa “batata da perna” – a panturrilha, tem a função de auxiliar o retorno do sangue que já circulou pelo corpo, chamado de sangue venoso, para o coração.

No entanto, ladeira abaixo é mais fácil, agora imagine a força intensa da luta da panturrilha contra a gravidade para jogar esse sangue que circulou todo de volta ao coração?

E aí que entra a importância da atividade física no fortalecimento deste músculo. Para exercer corretamente sua função, a bomba muscular da panturrilha deve ser ativada diariamente e a melhor forma de fazer isso é com a prática de atividades físicas. São os exercícios que vão liberar a passagem do sangue sem necessidade de aumentar a pressão ou fazer as valvas do bombeamento perderem a capacidade. Portanto, fortalecer as panturrilhas também contribui com a saúde cardiovascular!

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais