A hipertensão, ou pressão alta, RARAMENTE apresenta sintomas. Por isso, ela é conhecida como “assassina silenciosa”.
A hipertensão ocorre quando a pressão do sangue, causada pela força da contração do coração e das paredes das artérias para impulsioná-lo para todo o corpo, ocorre de forma intensa, sendo capaz de provocar danos na sua estrutura.
A pressão arterial varia conforme os estímulos que estamos sofrendo naquele determinado momento (segundo, minuto, hora, dia, mês): ao sono a pressão abaixa, com vontade de fazer xixi a pressão sobe, por exemplo.
Outro exemplo muito bom: a dor de cabeça (comumente referida como sintoma da hipertensão) estimula o nosso sistema adrenérgico, que por sua vez aumenta o nível de adrenalina e assim aumenta a pressão arterial. Uma dor no pé provocaria o mesmo. Portanto, a pressão não é causa, mas sim consequência.
CAUSAS DA HIPERTENSÃO
Obesidade, histórico familiar, estresse, envelhecimento, consumo exagerado de sal e maus hábitos alimentares, estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. A hipertensão é um fator independente para AVC, INFARTO e outras complicações cardiovasculares. Por isso, manter a doença sob controle é uma poupança de saúde para o futuro.
SINTOMAS
Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão, podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do coração, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a medição regular da pressão arterial.
PREVENÇÃO
Quais são os cuidados para prevenir contra a hipertensão? Aqueles básicos que todo mundo já conhece e muitas vezes não segue, rs.
• Alimentação saudável e equilibrada
• Beber bastante água
• Praticar exercício físico regularmente, pelo menos 30 minutos por dia
• Controlar o estresse
Com o controle desses fatores de risco, diminui consideravelmente a chance da pessoa desenvolver hipertensão e suas complicações.
TRATAMENTO
A hipertensão em sua grande maioria não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável.
AGENDAMENTO
Se você tem um diagnóstico de hipertensão, ou casos de pressão alta na família, não deixe de realizar seu acompanhamento regular com o Cardiologista.
Para agendar sua consulta, clique aqui.