Para que serve o Ecocardiograma?

O ecocardiograma é o ultrassom do coração, e tem nomes alternativos: ecodopplercardiograma; ecocardiograma com doppler.

Dentre as modalidades mais comuns deste exame estão o transtorácico (feito com o aparelho em contato com o tórax) e o transesofágico (o aparelho está por “detrás do coração”, por dentro do esôfago/estômago do paciente – feito como uma endoscopia). Existem ainda: ecocardiograma com estresse, com contraste de micro ou macrobolhas, fetal etc.

O ecocardiograma mais usado na prática cotidiana é o transtorácico. Este exame é realizado pelo cardiologista de forma indolor e inócua (podendo ser feito em grávidas, crianças, idosos) e tem muita importância na prática clínica. Já imaginou entender como o seu coração funciona em menos de 30 minutos de exame ?
ecocardiograma

Através deste exame é possível avaliar as maiores estruturas do coração (válvulas e músculo cardíaco por exemplo) e o seu funcionamento: se o fluxo sanguíneo apresenta-se unidirecional ou como estão as pressões dentro do seu coração.

Conheça mais deste exame clicando aqui.

Para agendar o seu exame, fale com a minha equipe no WhatsApp – clique aqui.

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais