Arritmia é uma alteração que ocorre na formação ou condução do estímulo elétrico do coração, causando uma falta de regularidade no ritmo cardíaco.
Ou seja, como a função do coração é bombear o sangue oxigenado pelos pulmões por todo o corpo, quando há alteração na frequência do sangue “bombeado” ou uma alteração no ritmo desse batimento, pode ser constatada uma arritmia cardíaca.
TIPOS DE ARRITMIAS
As arritmias cardíacas podem ser:
- taquicardia, quando o coração bate rápido demais;
- bradicardia, quando as batidas são muito lentas e em descompasso, com pulsação irregular, sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca (MSC)
Os sintomas mais comuns de uma arritmia cardíaca são palpitações ou “batedeiras”, desmaios, tonteiras, confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito. Alguns casos são assintomáticos, ou seja, não provocam nenhum dos sintomas descritos acima.
Por isso, a importância de manter um acompanhamento com seu cardiologista regularmente.
EXAME DO CORAÇÃO
O eletrocardiograma (ECG) é feito com um aparelhinho ligado a eletrodos conectados ao tórax e aos membros do paciente. Este dispositivo é capaz de transformar a atividade elétrica do coração em registros gráficos que serão posteriormente analisados – fornecendo muitas informações preciosas sobre o seu coração.
Através deste exame, avalio a eletricidade do coração e identifica uma série de condições (normais ou anormais) – como o ritmo e condução elétrica dos batimentos cardíacos, bloqueios na eletricidade, sinais de sobrecarga e de sofrimento agudo/crônico do coração.
PREVENÇÃO
Para prevenir as arritmias cardíacas, assim como demais doenças, é preciso ter hábitos saudáveis, através de uma alimentação balanceada, rica em legumes, frutas e verduras, não ingerir ou não exceder no consumo de bebidas alcoólicas e energéticos, não fumar, praticar atividades físicas, dar atenção à saúde emocional e, pelo menos uma vez por ano, consultar-se com um cardiologista para a realização de exames preventivos.
Para agendar o seu check-up, clique aqui.