O que é Aterosclerose?

O nome é difícil, as doenças são comuns, tem prevenção e as complicações são graves: estou falando da aterosclerose.

A aterosclerose é uma doença que acomete as artérias causando obstrução ou o bloqueio do fluxo sanguíneo para órgãos vitais como o coração e o cérebro.
E o que acontece quando as artérias estão obstruídas? Uma redução na quantidade de sangue e oxigênio distribuído para todo o corpo, o que causa um sofrimento celular ou até mesmo a sua morte.

CAUSAS

As principais causas da aterosclerose estão relacionadas ao acúmulo de gordura no interior das artérias devido à má alimentação (rica em gordura e pobre em vegetais), o sedentarismo, o hábito de fumar, diabetes, hipertensão arterial e colesterol elevado. São os chamados fatores de risco para doença cardiovascular.

A aterosclerose é uma doença silenciosa e progressiva. O tratamento consiste em evitar o crescimento das placas de colesterol e melhorar os sintomas. A prevenção então é uma das maneiras mais efetivas no controle da doença. Como? Aquele tripé que tanto falamos aqui: alimentação equilibrada, prática regular de exercício físico e acompanhamento médico regular.

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais