Praticar ioga pode ser extremamente benéfico para pacientes com insuficiência cardíaca, ajudando a se sentirem mais dispostos e ativos. Um estudo recente, apresentado no Congresso de Insuficiência Cardíaca de 2024 pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), destacou essas vantagens.
A pesquisa mostrou que a ioga, com foco em respiração, meditação e relaxamento, melhora os sintomas da insuficiência cardíaca, fortalecendo o coração e permitindo realizar mais atividades.
Como o estudo foi feito?
Foram avaliados 85 voluntários, de 30 a 70 anos, todos recentemente submetidos a procedimentos cardíacos e em tratamento medicamentoso, divididos em dois grupos: um que praticava ioga e outro que não.
Durante um ano e meio, os pesquisadores acompanharam esses pacientes, avaliando a estrutura e a função do coração, pressão arterial, frequência cardíaca, peso corporal e índice de massa corporal (IMC), além da capacidade de realizar atividades cotidianas.
Benefícios da ioga
Os pacientes que praticavam ioga apresentaram melhorias significativas em todos os aspectos avaliados em comparação com aqueles que apenas tomavam medicamentos. Eles tinham corações mais saudáveis e conseguiam realizar melhor atividades como andar e subir escadas.