Ioga: benefícios para a Insuficiência Cardíaca

Praticar ioga pode ser extremamente benéfico para pacientes com insuficiência cardíaca, ajudando a se sentirem mais dispostos e ativos. Um estudo recente, apresentado no Congresso de Insuficiência Cardíaca de 2024 pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), destacou essas vantagens.

A pesquisa mostrou que a ioga, com foco em respiração, meditação e relaxamento, melhora os sintomas da insuficiência cardíaca, fortalecendo o coração e permitindo realizar mais atividades.

ioga-insuficiência-cardíaca

Como o estudo foi feito?

Foram avaliados 85 voluntários, de 30 a 70 anos, todos recentemente submetidos a procedimentos cardíacos e em tratamento medicamentoso, divididos em dois grupos: um que praticava ioga e outro que não.

Durante um ano e meio, os pesquisadores acompanharam esses pacientes, avaliando a estrutura e a função do coração, pressão arterial, frequência cardíaca, peso corporal e índice de massa corporal (IMC), além da capacidade de realizar atividades cotidianas.

Benefícios da ioga

Os pacientes que praticavam ioga apresentaram melhorias significativas em todos os aspectos avaliados em comparação com aqueles que apenas tomavam medicamentos. Eles tinham corações mais saudáveis e conseguiam realizar melhor atividades como andar e subir escadas.

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais