Existe mesmo uma relação entre hipertensão e varizes? Entenda melhor no texto abaixo, escrito por Dr. Fábio Lordelo, Cardiologista, e Dr. Dionésio Coelho, Cirurgião Vascular.
O que é hipertensão?
A hipertensão arterial sistêmica é uma condição em que a pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias se mantém constantemente acima dos valores considerados normais (geralmente, o famoso 12 por 8).
Essa condição é perigosa para a saúde dos vasos sanguíneos, aumentando significativamente o risco de complicações cardiovasculares e sistêmicas graves, como dano endotelial, aterosclerose e enfraquecimento das paredes vasculares.
A pressão arterial alta pode afetar negativamente a saúde dos vasos sanguíneos, tornando-os mais suscetíveis a danos e enfraquecimento. Isso pode potencialmente agravar as varizes já existentes.
Relação entre as doenças
Embora não exista uma relação direta entre varizes e pressão arterial alta ou baixa, é crucial manter a pressão arterial dentro dos limites saudáveis para promover a saúde vascular geral. Além disso, os pacientes com varizes devem discutir com seus médicos o manejo adequado da pressão arterial e o uso de medicamentos para garantir o cuidado abrangente da saúde vascular.
Tratamento medicamentoso
Alguns medicamentos usados para tratar a hipertensão podem ter efeitos indiretos sobre as varizes. Por exemplo, medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos podem aliviar a pressão nas veias e reduzir a sensação de peso e desconforto associada às varizes.