Você já ouviu falar aqui diversas vezes sobre os riscos para o coração causados pelo sedentarismo, cigarro, colesterol alto, hipertensão, certo?
Mas o foco hoje é o estresse. Pesquisas recentes mostram que o estresse mental crônico pode ser tão ou mais importante para a saúde do coração quanto os fatores citados acima.
Talvez você não saiba, mas o estresse mental supera o estresse físico como potencial gatilho para ataques cardíacos (fatais e não fatais) e outros eventos cardiovasculares em pacientes com doença coronariana estável.
Como isso ocorre?
O estresse causa a diminuição da quantidade de oxigênio que chega ao músculo cardíaco, chamado miocárdio, aumentando o risco de eventos cardiovasculares adversos, como o infarto.
3 dicas do que eu faço para controlar o estresse que funcionam bem para mim:
1. Prática de atividade física
2. Yoga (iniciei no começo da pandemia e até hoje pratico)
3. Equilibrar o tempo do trabalho com as pessoas que eu amo
Estresse nas mulheres
O justo e positivo avanço na carreira das mulheres no mercado de trabalho, trouxe à tona outros desafios como, equilibrar diversas funções e tarefas ao mesmo tempo no trabalho, em casa ou na universidade. Segundo o IPEA, as mulheres trabalham, em média, sete horas e meia a mais que os homens por semana, em razão da chamada “dupla ou tripla jornada”.
Entre as consequências do acumulo de atividades estão os altos níveis de estresse e ansiedade.