Também conhecida como “doença do coração fraco” ou “coração inchado” – a Insuficiência Cardíaca é a terceira causa de internação em pacientes com mais de 60 anos, estando presente em até 10% dos indivíduos com idade superior a 65 anos.
A insuficiência cardíaca deve ser encarada como uma doença crônica que pode apresentar remissão, mas não a cura e, por isso, os cuidados devem ser contínuos e com uma combinação de tratamentos medicamentoso e não medicamentoso.
Vai viajar e tem diagnóstico de Insuficiência Cardíaca? Atenção para alguns cuidados importantes.
CUIDADO EM VIAGEM
- Informe ao seu cardiologista a duração da viagem e o meio de transporte: em alguns casos se faz necessário estratégias farmacológicas para prevenção de trombose.
Ele pode lhe dar outras dicas também. - Leve todos os seus medicamentos se certificando que tem o suficiente para o tempo que irá curtir a viagem
- Em voos de avião, é aconselhável colocar a receita médica junto com a malinha de remédios que está transportando
- Identifique um serviço hospitalar na cidade que ficará hospedado para o qual possa ir em caso de emergência
- Leve um relatório médico junto com os seus pertences, para caso precisar de atendimento de emergência
- Fique atento aos sinais de descompensação da doença, como piora da dificuldade de respirar (principalmente se a respiração piora quando deita) e piora do inchaço nas pernas
- Lembre-se: nada de exageros, hein ! Faça seus passeios com calma, respeitando os seus limites e alimente-se dentro do habitual sem exageros! Tal cuidado evita descontrole da doença.