Coração acelerado é sinal de ansiedade ou infarto?

Já sentiu uma “sensação de morte” quando seu coração acelerou demais ou começou a bater mais devagar? Essa é uma queixa frequente no meu consultório. Muitos pacientes chegam até mim, após ter tido uma arritmia, relatando que achou que iria “dar um treco”, mas nem toda arritmia indica um problema no seu coração. Acredite!

Muitas vezes ela não está associada a um problema clínico e sim a uma crise de ansiedade/ataque de pânico, onde gera desconforto, medo, sensação de que o coração vai parar a qualquer momento e interfere na respiração.

Ambientes externos podem encadear a ansiedade, o estresse e o medo e aumentar os batimentos cardíacos, que é uma resposta normal do nosso cérebro como uma forma de proteção. Quando esse sistema de alerta é ligado, a pessoa precisa fazê-lo acalmar, por isso é indicado manter na rotina atividades que proporcionem relaxamento.

Mas é preciso prestar atenção na forma e frequência que isso ocorre e buscar um cuidado integrado com o psicólogo e o cardiologista, que deve investigar se é de fato a ansiedade que está impactando na saúde do coração.

Para agendar a sua consulta, clique aqui

Para assistir o vídeo em que eu e a Psicóloga Marcela Cavalcanti conversamos sobre o assunto com mais detalhes, clique aqui

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais