Você já deve ter ouvido falar neste termo e provavelmente acredita que a Síndrome do Jaleco Branco é invenção popular. Mas né não ! Vamos entender a real ?
Do ponto de vista prático, a Síndrome (ou “efeito” ou hipertensão) do Jaleco Branco é um termo que se aplica ao paciente que – ao entrar em contato com um profissional de saúde – apresenta elevação da pressão arterial.
Eu tenho isso ! Curioso, né ? Mesmo sendo da área da saúde.
Pois bem, o cuidado que precisamos ter com este fenômeno é que a síndrome do jaleco branco pode trazer algumas repercussões negativas:
- não é incomum cirurgias serem canceladas ou CNH não serem concedidas para quem teve pico de pressão por este mecanismo;
- o próprio paciente se assusta com o fato de nunca ter tido elevação da pressão arterial e estar de frente a um possível diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica;
- já imaginou o hipertenso usar o remédio direitinho, tomar todos os cuidados com o estilo de vida e se deparar com a possibilidade da pressão estar descontrolada ?
O que eu posso recomendar? Mantenha a calma, confie no profissional que está te atendendo e mantenha seus exames em dia para não camuflar o seu diagnóstico.