Atenção para o consumo exagerado de vegetais verdes

QUANDO O CARDIOLOGISTA ORIENTA TER CUIDADO COM CONSUMO EXAGERADO DE VEGETAIS VERDES ?

Você não leu errado. Sabemos que o brócolis e outros vegetais verde-escuros, abacates, entre outros alimentos verdes ricos em vitamina K, têm diversos benefícios para a saúde e nutrição, como fazem parte da dieta de muitas pessoas – inclusive da minha e de muitos pacientes.

Mas, existe uma condição onde eles são os “vilões” para o seu coração e eu vou te explicar agora, então leia até o final para não ficar com a informação pela metade, certo?

Pessoas que fazem uso de anticoagulante cujo mecanismo é o antagonismo da vitamina k, como MAREVAN (varfarina sódica), devem ter o consumo muito bem controlado dos alimentos com grande ou moderada vitamina K, pois podem reduzir o efeito da medicação, consequentemente, do anticoagulante.

Mas quem faz o uso desses remédios?

  • pacientes que um dia tiveram trombose;
  • pacientes que fazem uso da válvula metálica no coração.

Se você não faz parte desses dois grupos, pode ficar tranquilo que esses verdinhos estão liberados na hora de fazer a feira! Na minha casa não pode faltar. E, ainda mais importante, mantenha o acompanhamento com o nutricionista que pode te melhor orientar sobre alimentação individualizada.

Confira o vídeo que explico com mais detalhes: https://youtu.be/X4LE87iY72E

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais