Ansiolítico, medicamento para aliviar a ansiedade, pode alterar o funcionamento do coração?

Sim, alguns ansiolíticos podem ter efeitos sobre o funcionamento do coração, especialmente quando usados em doses inadequadas, em combinação com outros medicamentos ou quando há condições de saúde pré-existentes.

Eu me preocupo muito quando vejo na internet as pessoas tomando tanto medicamento, para dormir, para acordar, para controlar a ansiedade, tudo isso sem tratar a causa do problema e, muitas vezes, apenas por indicação na rede social.

EFEITOS COLATERAIS DOS ANSIOLÍTICOS

Alguns possíveis efeitos colaterais dos ansiolíticos que podem afetar o coração incluem:

  1. Diminuição da frequência cardíaca
  2. Hipotensão (pressão arterial baixa)
  3. Podem interagir com outros medicamentos que afetam o coração, potencializando ou diminuindo seus efeitos.
  4. O uso prolongado ou o abuso de ansiolíticos pode levar ao desenvolvimento de dependência física e psicológica. A interrupção abrupta do medicamento pode levar à síndrome de abstinência, que pode ter efeitos no coração, como palpitações.

É fundamental seguir as orientações do seu médico ao utilizar qualquer medicação, incluindo ansiolíticos. Se você tiver alguma preocupação sobre os efeitos dos ansiolíticos em seu coração ou quaisquer outros efeitos colaterais, não hesite em discutir suas preocupações com o profissional de saúde responsável pelo seu tratamento.

Blog | Dr. Fábio Lordelo

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Saiba mais

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Saiba mais

Exames | Dr. Fábio Lordelo

As doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte em todo o mundo. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluem doença coronariana, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, são responsáveis por perdas prematuras de pessoas com menos de 70 anos de idade.

Saiba mais